Os jovens estão se tornando, dia após dia, uma forte influência na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Não é à toa que, desde 1999, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o 12 de agosto, como o Dia Internacional da Juventude. Para comemorar a data, a Prefeitura de Contagem, promove uma ação especial, na sexta e sábado (11 e 12/8), na Estação Juventude, com entrada gratuita.
O local será palco de um momento reflexivo-cultural com diversas atrações. Na programação shows com a cantora Nega Ruiva e Banda Mentalmaniacs; apresentação dos grupos PowerDance e dos Filhos de Zambi, e a discotecagem do DJ BlackOff. Haverá também a presença da feira da Economia Solidária.
A Superintendência de Políticas para as Juventudes, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, destacou que o momento também será importante para a reflexão e conversas sobre as diretrizes do Estatuto da Juventude, documento norteador da política realizada no Programa JUV, que completa dez anos de sua criação (lei Nº 12.852 de 5 de agosto de 2013).
“A celebração será realizada em dois momentos. O primeiro momento, na sexta-feira (11/08) ocorrerá, durante o dia todo, o Estatuto da Juventude será discutido, com os jovens, de maneira lúdica, pela equipe técnica do Programa JUV. O segundo momento, aberto a todo público, a partir das 14h, contará com apresentações culturais de artistas locais e a presença da Economia Solidária da nossa cidade”, ressaltou a superintendente de Políticas para as Juventudes, Camilla Marques.
Estação Juventude
A Estação Juventude, inaugurada em março deste ano, faz parte do “Programa JUV Contagem”. Foi idealizada por meio de convênio do Programa “Mais Direitos Humanos”, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com o Instituto Promover (Iphac).
O espaço, destinado para os jovens contagenses, entre 15 e 29 anos, tem salas de dança e lutas; estúdio de gravação de músicas e de podcast; sala de computadores; salas de coworking, auditórios e espaços para apresentações culturais; salas multiuso para oficinas; equipe multiprofissional e atendimento psicossocial (psicólogo e assistente social).
No espaço são oferecidas diversas oficinas. Para participar das oficinas ofertadas no espaço, basta se inscrever no link https://linktr.ee/maisdireitoshumanos
A Estação Juventude funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 17h.
Endereço: Av. João César de Oliveira, 174 - bairro JK